Artigo sobre a contração no abdômen por Gabriela Aquino Torelly

04-09-2010 01:12

Analise do artigo:

A contração do abdômen durante os exercícios para membros inferiores

 

Paul W Hodges

Carolyn A Richardson

 

 

A ativação dos músculos do tronco è fundamental para a manutenção do equilíbrio da coluna lombar, devido a sua grande instabilidade em função de sua condição anatômica. Este estudo criou um modelo que avalia a ativação dos multifidos e dos abdominais durante a realização de exercícios de membros inferiores.  Foram avaliados nove homens e seis mulheres sem historio anterior de dor lombar, com idades entre 18 e 22 anos.

Os métodos utilizados foram eletrodos de analise eletromiografica e um fino fio, colocados nos músculos do tronco, os motores primários de flexão de quadril, abdução e extensão durante movimentos de quadril em cada uma das direções possíveis.

Resultados: A ativação dos músculos do tronco ocorre prioritariamente quando a atividade do músculo motor primário da coluna esta associada a um movimento de quadril em cada direção.

O músculo  transverso do abdômen (TRA) foi  invariavelmente o músculo que primeiro ativou. Embora a reação do TRA e dos oblíquos do abdômen foram consistentes em todas as direções, a reação temporal do reto do abdômen e dos multifidos variou de acordo com as direções de cada parte do movimento.

CONCLUSOES - Os resultados sugerem que o sistema nervoso lida com a estabilização da coluna contraindo os abdominais e os multifidos como uma antecipação das forcas reativas que poderão ser geradas durante os exercícios dos membros inferiores. O TRA e os oblíquos desempenham uma função que aparentemente não tem uma participação relevável com a direção destas forcas.

 

 

COMENTÀRIOS

 

Este estudo tentou entender a relevância e o padrão de ativação dos músculos do tronco enquanto fazemos exercícios com os membros inferiores. E alem disto, tentou entender como cada uma destas ativações vem a contribuir para a estabilização do tronco.

 Ele permitiu que segregássemos aquilo que talvez antes parecesse como um bloco inteiro de “músculos estabilizadores” atribuindo a ordem de ativação e a devida função de cada um deles, bem como seu  se seu padrão de ativação altera ou não com a mudança de direção das forcas.

Hoje em dia que se fala muito em treinamento funcional, trabalho de músculos profundos e etc, acho de fundamental importância que conquistemos cada vez mais conhecimentos destes antes tão negligenciados sistemas, pois este conhecimento nos proporcionara elaborar o exercício que melhor ativa cada um destes músculos, variando de acordo com o objetivo e necessidade do executante.

 

 

 

 

POS-GRADUACAO EM MUSCULACAO E TREINAMENTO DE FORCA

GABRIELA AQUINO TORELLY      Porto Alegre-RS

Data 02/08/08