Periodização

04-09-2010 01:21

Alcance seus objetivos através de uma periodização. Planejar é preciso.     

  Um bom programa de treinamento é aquele que você se organiza para realizá-lo. Na musculação chamamos essa organização de "periodização", ou seja, um programa de treino dividido em etapas, por meses e semanas. Os estímulos que farão o seu corpo responder ao treinamento só será possível através de uma excelente periodização feita por seu professor de musculação. 

    Organizar uma periodização não é tão simples como parece ser, devemos primeiramente listar os objetivos do aluno, depois fazer uma avaliação física completa, avaliando sua RM, a perimetria, e a composição corporal do avaliado, partindo desses dados começamos a montar os ciclos de treina-mentos, visando e planejando sempre de acordo com as necessidades e individualidades do aluno.   

    Muitos instrutores só fazem essa periodização com atletas, estipulando a data para que o mesmo esteja no ápice de sua aptidão física, mas na verdade deveremos fazer essa periodização com todos os alunos que se matricularem na academia, pois além de mostrar que estamos se preocupando com os objetivos desses alunos, estamos fazendo um programa de forma organizada e planejada, e para que o próprio aluno saiba o que ela vai fazer nas próximas semanas e meses para alcançar o seu objetivo, seja para ganho de massa muscular, perda de peso, etc. 

    Hoje em dia periodização em musculação não é mais exclusividade dos fisiculturistas, mas sim de todos aqueles que praticam uma atividade física de forma regular, a fim de melhorar a qualidade de vida e prevenir futuras doenças. Um bom programa de periodização pode fazer um atleta ganhar um título, o campeonato, mas também pode fazer daquela pessoa que não está competindo, uma re-compensa gratificante por ter conseguido chegar aonde queria quando entrou na academia de musculação e isso só será possível com uma "Periodização".